Dicas de Móveis e Decoração de Sala de Jantar

É primordial pensar na decoração de sala de jantar, assim como qualquer outro ambiente da casa! A sala de jantar é um dos espaços mais importantes, visto que nele se realiza reuniões, recebe os convidados para apreciar uma boa comida, além de compartilhar bons momentos com a família. Por esses e outros motivos, este cômodo tão especial deve ser decorado de forma que reflita a personalidade do morador, contendo elementos que remetam beleza, sofisticação e conforto. Na hora de escolher a decoração de sala de jantar adequada, você deve ter em mente qual estilo vai querer aplicar: clássico, moderno, romântico, rústico etc. Existem inúmeras maneiras de decorar este espaço, com diferentes aplicações. Uma dica é começar tirando as medidas do espaço, assim você não erra na hora de comprar os materiais que irão complementar o ambiente.

Decoração de sala de jantar com cores claras

Se a sua sala de jantar é pequena, opte por utilizar cores claras ao decorá-la. Estes tons mais leves arejam e abrem mais o ambiente de pouco espaço. Nos estofados das cadeiras, na mesa e no restante da mobília, utilize cores quentes para se rebaterem ao tom leve do espaço. A composição das cores usadas na decoração de sala de jantar imprime um ar sutil. Lembre-se de que elas devem seguir uma paleta, assim você não corre o risco de errar na composição entre elas.

Decoração de sala de jantar com cores claras

Espelho para sala de jantar

Outra dica para ampliar o ambiente é instalar um espelho para sala de jantar. Os espelhos dão profundidade e amplidão ao ambiente. Eles podem ser colocados na parede ou compor os móveis do espaço. Os espelhos também refletem, de modo estratégico, algo que merece destaque na decoração de sala de jantar, como um quadro, uma pintura ou um lustre. Existem inúmeros formatos de espelhos, basta você escolher o que mais combina com a sua decoração.

Espelho para sala de jantar

Mesa para sala de jantar

A principal observação que deve ser feita na hora de escolher a mesa para sala de jantar é na proporção que ela deve ter em relação ao espaço disponível. Para que o ambiente não fique muito apertado, o ideal é que entre a mesa e a parede exista uma distância de 0,90cm. Se for possível, estenda essa medida para 1,20m, que é já ótimo para uma circulação tranquila.

Mesa para sala de jantar

Iluminação na decoração de sala de jantar

A iluminação é uma das partes fundamentais na decoração de sala de jantar. Este ambiente deve fornecer luz suficiente para a mesa e evitar qualquer ofuscamento. Para escolher a iluminação ideal, pense que ela deve destacar os pontos fortes do espaço, como um objeto decorativo. É importante também que a iluminação seja difusa, assim o ambiente fica mais aconchegante. Você pode optar por um ou dois pendentes, dependendo do tamanho da mesa para sala de jantar. Para criar um lindo efeito decorativo, instale luminárias embutidas com foco nos quadros.

Iluminação na decoração de sala de jantar

Erica Arizono

Erica Arizono é a arquiteta responsável da Arizono Arquitetura e Design de Interiores. Localizada em Campinas, o escritório trabalha com projetos residenciais, decoração, reformas, projetos de escritórios, entre outros, para toda a região!