Modelos de cortinas para sala, quarto, cozinha… Veja como escolher!

Está em dúvida sobre quais modelos de cortinas escolher para cada cômodo? Assim como qualquer elemento na decoração de ambientes de uma casa, as cortinas fazem toda a diferença quando são escolhidas corretamente. Quando se trata de cuidar das janelas, deve-se levar em conta a cor, o tecido, o comprimento e o forro, para que sejam sob medida. Com tantas decisões, é fácil sentir-se na dúvida, por isso pedimos os profissionais para aconselhamento sobre a estreitar as opções e selecionando alguns modelos de cortinas para a sua casa.

Modelos de Cortinas

Modelos de cortinas: variação de cor e tecido

O tecido é uma parte essencial de escolher cortina, já que o material irá ditar o quão bem a sua função se manterá ao longo do tempo. Se o tecido for muito pesado, certamente não poderá ser dobrado com facilidade quando houver a necessidade de deixar o ambiente mais claro e arejado. Mas, se você gosta de cortinas mais grossas, a solução é deixá-la sempre armada, com um cordão preso na parte superior. Esse efeito não deixa o ambiente escuro e nem muito iluminado.

Modelos de Cortinas

A luz solar, muitas vezes, desbota os tecidos ao longo do tempo. Se o ambiente recebe muita luz, é importante evitar cores brilhantes, uma vez que eles tendem a desaparecer mais rapidamente. O ideal é que as cores dos modelos de cortinas escolhidos sejam neutras, uma vez que elas são menos propensas a ficarem desbotadas ou terem a coloração misturada com o efeito do sol.

O linho, a seda, a seda falsa e o veludo são as melhores escolhas na hora de selecionar um tecido para a cortina. A seda faux, por exemplo, tende a ser o mais durável, mas a seda falsa não se deteriora tão rapidamente como a seda original.

Modelos de Cortina para Quarto Infantil

Modelos de cortinas com variados comprimentos e forro

Antes de usar a fita métrica, decida quais as partes das janelas você gostaria que as cortinas tapassem. Tenha em mente um detalhe: quando suspendidas demais, as cortinas dão a sensação de altura para a sala. É aconselhável pendurar cortinas cerca de seis centímetros acima da moldura da janela, mas para obter um olhar dramático e mais alto. Então, você deve medir a partir da parte superior da janela, com seis centímetros de altura, até o chão.

Detalhe de modelos de cortinas

Quando você medir a largura de sua janela, certifique-se de adicionar 4-8 polegadas em ambos os lados e dobrar o número total para garantir a plenitude da cortina. Agora se você planeja usar as cortinas para fechar a entrada do sol, os centímetros extras ao redor do perímetro de sua moldura da janela também vão ajudar a bloquear qualquer luz rasteira.

Modelos de cortinas para cada forma de janela

As janelas com formatos diferenciados também oferecem muitos benefícios. Você pode personalizar as dimensões e os modelos de cortinas para o tamanho da janela e criar uma aparência sob medida. Os painéis personalizados vêm em infinitas opções de design, a partir de materiais de muitos estilos diferentes. Mas essas opções, porém, vêm com uma considerável diferença de preço.

Modelos de cortinas Romana

Erica Arizono

Erica Arizono é a arquiteta responsável da Arizono Arquitetura e Design de Interiores. Localizada em Campinas, o escritório trabalha com projetos residenciais, decoração, reformas, projetos de escritórios, entre outros, para toda a região!