Jardinagem e paisagismo em varandas de apartamento

23 de junho de 2014
Nenhum Comentário

Se você pensa em jardinagem e paisagismo usando o espaço disponível na varanda do seu apartamento, ter um jardim vertical, seja para você relaxar depois de um longo dia de trabalho ou apenas para enfeitar e trazer a natureza para dentro de casa, confira algumas dicas que são indispensáveis! Algumas dessas varandas / sacadas são até divididas com o vizinho. Mas, mesmo com certas limitações, é possível criar jardins bem elaborados e que adicionem personalidade ao imóvel.

Decoração de Jardim Vertical

Meça quanto você tem de espaço disponível para jardinagem e paisagismo. A partir daí você descobre se o espaço tem uma grande quantidade de sol ou sombra, se existe algo que você deseja encobrir ou esconder (como uma parede, muro ou a caixa de utilidade), se há algum elemento que você queira preservar ou incorporar e quais tipos de plantas a sua varanda suporta.

Descubra de onde a água virá. Verifique se a sua varanda possui um lugar para ligar uma mangueira ou para regar as plantas. Se assim for, considere uma mangueira de autoenrolamento com um bico que desligue a água quando necessário. Caso contrário, considere um regador.

Escolha um propósito para o seu jardim vertical, se será decorativo ou cultivará algumas ervas e plantas de alimentos. Quando você decide isso, vai saber quais peças e materiais precisará para começar a montagem do jardim.

Decoração de Jardim em varanda de apartamento

Ao pensar em jardinagem e paisagismo em qualquer espaço, não devemos esquecer de usar a perspectiva! Coloque espécies de plantas maiores e mais brilhantes próximas de onde você estará vendo elas. Ao usar plantas de cores mais suaves e menores, aplique-as mais longe da vista. Isso ajuda a dar a ilusão de um espaço maior.

Disfarce os limites da varanda, ou pelo menos amenize eles. Se uma cerca ou grade é a característica de destaque do lugar, isso pode dar a impressão de que o espaço é menor do que já é. Para acabar com isso, use plantas como limite ou que possam espreitar por cima da cerca. Se você pode tem vista de algum arbusto de um vizinho ou uma árvore da sua varanda, plante algumas plantas mais baixas em um grupo na frente dele.

Finalizando essas dicas de jardinagem e paisagismo, crie um ponto focal na varanda. Ele pode ser uma cadeira colorida ou um banco de madeira. Outros elementos de destaque podem ser uma pequena fonte de água ou uma planta especialmente vistosa.

Erica Arizono

Erica Arizono é a arquiteta responsável da Arizono Arquitetura e Design de Interiores. Localizada em Campinas, o escritório trabalha com projetos residenciais, decoração, reformas, projetos de escritórios, entre outros, para toda a região!