Decoração de cozinha pequena: o essencial para aproveitar seu espaço!

Na hora de pensar na decoração de cozinha pequena, comum das construções mais modernas, a regra é aproveitar todo e qualquer espaço disponível, ainda mais se elas forem pequenas e limitadas. Algumas dicas de como tirar o máximo proveito do pouco espaço disponível são indispensáveis, uma vez que este lugar é um dos mais utilizados e visitados de uma casa.

Decoração de cozinha pequena

Uma cozinha pequena tem que ser ao mesmo tempo funcional e permitir a preparação da refeição de forma tranquila e prática. Mas, além disso, deve promover inspiração ao morador da residência. Se você está preocupado com o tamanho da sua cozinha e pensando que nada poderá resolver o problema de falta de espaço, existem algumas maneiras que podem te ajudar a fazê-la parecer um pouco maior.

Decoração de cozinha

Decoração de cozinha pequena: Quais Cores Usar?

As cores pálidas ajudam a aproveitar ao máximo o espaço da cozinha pequena. Para tornar o ambiente mais arejado e amplo, escolha um esquema de cores de paletas frias ou pastel. Os tons escuros absorvem a luz e fazem o espaço parecer menor. O branco ainda é o vencedor em indicações. Embora possa parecer difícil de limpar, ele reflete a luz e ajuda a diminuir as paredes. Certifique-se de a bancada também ter cor mais clara e evite contrastes de cores ‘gritantes’, que quebram o fluxo da visão. Ao invés disso, você pode usar contrastes sutis para evitar uma sensação clínica de branco demasiado.

Decoração de cozinha americana

Armazene de forma inteligente

As prateleiras abertas e aparelhos que se escondem quando necessário maximizam as áreas da cozinha. Considere investir em armários com armazenamento inteligente, como prateleiras de canto. Ao adicioná-las, lembre-se de manter a sua escolha de materiais simples e de acordo com a cor geral e estética de design. Explore também as prateleiras embutidas, para esculpir literalmente o espaço e preservar as áreas de trabalho na cozinha.

Decoração de cozinha americana

Decoração de cozinha pequena: opte pela transparência!

Os armários e portas translúcidas adicionam espaço e dimensão. As portas de vidro em armários podem fazer muita diferença para uma pequena cozinha, adicionando profundidade e amplitude visual. Apenas certifique-se de manter o conteúdo limpo e ordenado. Você também pode remover algumas portas de armário ou integrar mais espaços abertos dentro de armários e bancadas.

Decoração de cozinha pequena com armários transparentes

Iluminação usada na decoração de cozinha pequena

A luz é o melhor amigo de qualquer cômodo da casa, mas não mais do que é da cozinha. Você pode usar a iluminação para jogar truques aos olhos e ajudar a cozinha parecer mais aconchegante do que pequena. Quando embutida, a iluminação no teto não vai ocupar espaço e irá iluminar todo o espaço. Se a planta e a estrutura da cozina permitem, considere a instalação de uma claraboia ou janela que aumente o fluxo de luz através do teto.

Erica Arizono

Erica Arizono é a arquiteta responsável da Arizono Arquitetura e Design de Interiores. Localizada em Campinas, o escritório trabalha com projetos residenciais, decoração, reformas, projetos de escritórios, entre outros, para toda a região!