Decoração de apartamento pequeno: exemplos de como fazer!

20 de junho de 2014
Nenhum Comentário

É muito comum pensar na decoração de apartamento pequeno voltado para otimização do espaço em que vive! Uma das vantagens de se viver em um lugar compacto é ser forçado a transformar a base regular do ambiente, ou seja, criar alternativas diferenciadas para ganhar espaço. Algumas soluções podem deixar o seu pequeno apartamento muito charmoso e aconchegante. Os processos para a decoração de apartamento pequeno de forma inteligente são simples e o resultado: um conjunto de soluções criativas. Seja na escolha de peças que refletem a luz ou instalação de móveis que dividem ambientes, tudo deve ser pensado para ganhar espaço.

Decoração de Apartamento Pequeno: “Dividir para conquistar!”

A chave para organizar um ambiente pequeno encontra-se na divisão. Se a sua sala pode servir como sala de estar e jantar ao mesmo tempo, tente estabelecer limites com cortinas, divisórias ou mobília. Outra opção é comprar uma estante aberta e usá-la como uma divisora de ambientes. Assim, seu projeto de decoração de ambientes mantém aberto o espaço e impede os moradores de ter que ver a parte de trás da prateleira de um dos cômodos. Além disso, há um benefício adicional de armazenamento com esta divisória.

Dicas na decoração de apartamento pequeno

Utilize móveis “clean” e alinhados

Limpo = menos detalhes = menos compactos. Se você gosta de mobiliário ornamental, vá em frente. Mas se você pode escolher peças clean e alinhadas, invista nisso. Afinal de contas, linhas simples e ângulos retos criam um sentido de abertura de espaço. O efeito visual de peças de aparência limpa é calmante e pode ajudar a alcançar harmonia contemporânea em um espaço.

Decoração de Apartamento Pequeno: compactar o quanto possível

É claro que há momentos em que um mobiliário compacto não é uma boa opção. Mas, se você pode comprar uma ou duas peças compactas, pode liberar um espaço. Você pode começar com um pequeno móvel que desmonta ou que se esconde quando necessário.

Dicas para quarto na decoração de apartamento pequeno

Incorporar peças modulares

Mobiliário modular pode ser combinado em diferentes formações, para poupar espaço ou aumentar a versatilidade de cada peça. Um pufe pode funcionar como um apoio para os pés ou como uma mesa de café. A ideia principal na decoração de apartamento pequeno é aproveitar todos os espaços. O mobiliário de dupla finalidade pode servir para uma variedade de funções. E quando você está pressionado pelo espaço, ter um item que possa ser puxado ou dobrado faz toda a diferença. Uma mesa de cozinha pode facilmente funcionar como mesa de escritório ou um balcão de bar ao mesmo tempo. Quem mora em um local menos, precisa constantemente renovar os pensamentos e reinventar espaços.

Erica Arizono

Erica Arizono é a arquiteta responsável da Arizono Arquitetura e Design de Interiores. Localizada em Campinas, o escritório trabalha com projetos residenciais, decoração, reformas, projetos de escritórios, entre outros, para toda a região!